sábado, 6 de junho de 2009

Manos de Tijeras

É engraçado como aquelas velhas lembranças voltam em nostalgias de surpresa. Escutei em um site/podcast pela internet um programa dedicado especialmente ao filme "Edward Mãos de Tesoura" no qual me impressionou muito. Eu sempre gostei dessas fantasias criadas por Tim Burton, todo esse mundo gótico e normal ao mesmo tempo me faz pensar na importancia que é contar histórias mas que preservem uma mitologia única para demonstrar o cotidiano das pessoas, como nesse caso no filme, um ser que nunca havia saído da mansão em que morava antes por praticamente ter uma característica que é estranha para os olhos de outras pessoas e que se vê de repente no meio do mundo comum (comum até demais, como retratado no filme, reparando até a mesmice que são as casas, os carros e tudo mais) e por causa de ser uma novidade e diferente do que já viram, as pessoas passam a o admirar como a um brinquedo novo e então as pessoas começam a se enjoar dele e no final das contas ele acaba sozinho de volta a mansão, no qual considera como seu devido lugar porém levando consigo a infinita lembrança das pessoas que ele amava deixadas para trás.

Nem me lembro quantas vezes eu assisti a esse filme numa sessão da tarde, mas quando eu o revi agora me fez pensar em coisas a mais. Tem sempre aquela história de que quando você vai crescendo e amadurecendo, você começa a perceber melhor coisas que passava a toda hora nos seus olhos de criança e nem chegava a perceber. O fato de crescer já lhe põe uma diferença nas mãos e te leva ao mundo normalzinho demais. Tem gente que se se adapta, mas tem gente que prefere voltar a mansão de onde sempre morou, sendo o que sempre foi e vivendo o presente do mesmo jeito. Então foi refletindo nisso que cheguei numa conclusão; de que viver é respeitar as diferenças. É uma conclusão bem clichê e todo mundo já deve ter chegado nisso, mas pra mim essa é uma das várias mensagens que se podem ver assistindo ao filme, com certeza quando eu vir esse filme mais vezes no futuro vou chegar em outras conclusões sobre tantas outras coisas. Com certeza esse é o melhor filme de Tim Burton.

PS: (Procurem escutar a trilha sonora do filme feita por Danny Elfman)

Um comentário: